Adeus Steve… Obrigado por ter existido



Um homem que veio do conhecimento, mordeu a Maça e compartilhou e assim nasceu Steve Jobs...

Você, com certeza, já deve ter ouvido o nome Graham Bell, Leonardo da Vinci, Santos Dumont, Thomas Edison, Isaac Newton... Pois bem, hoje quero falar de uma pessoa que foi tão importante quanto esses nomes, uma grande mente deste século e do passado, alguem cujo nome chegou lá em Coruscant.

Em cada setor do conhecimento sempre existirá uma grande mente, um alguém que acessará arquétipos de conhecimento e, assim, manifestará seu EU, Joana D’arc, Saint German, Pitágoras, Platão, Socrátes, Jesus, etc… seres que foram grandes mentes de sua época e em suas áreas.

Há sempre algo a mais para se ver em todas as coisas.
Steeve Jobs

Steve Jobs, fundador da empresa mais importante do último século – Apple – um cara com fama de ser centralizador, um homem que pode transformar uma marolinha em uma Tsunami, um sintetizador de desejos do usuário.

Uma pessoa que pegou uma empresa falida, a Apple e, depois, a Pixar, e juntou computador, arte e cinema. Transformou esta empresa na maior acionista da maior empresa de entretenimento do mundo, a Disney Company.

O criador do computador pessoal, sim isso que você usa agora para ler este texto. Este homem MUDOU O MUNDO! Ele fez com que todos nós pudessemos ter liberdade de expresão, seja escrevendo um texto, jogando, entretendo-se, ouvindo, etc.
Um homem que transformou aquilo que só os Nerds gostavam, fez virar moda para todos. A tecnologia, hoje, nerd ou não, qualquer um sabe usar um produto Apple. Em 1984, ele inventou o computador pessoal, com ícones e layout gráfico. Até então não existia sistema operacional gráfico, mas, naquele ano de 1984, em pleno intervalo do Super Bowl (algo que corresponde, para nós brasileiros, ao meio tempo de uma final de Copa do Mundo), Steve jobs lançou o primeiro Personal Computer e, daí pra frente, você sabe o final da historia, tanto sabe que está usando um PC agora.

Anos depois, em uma época na qual o Napster dominava e a pirataria reinava na música, este homem, inventou um aparelhinho – belo, simples, durável, sustentável –, o Ipod e, consequentemente, o tocador de mp3 mais prático e famoso que existe.

Quero deixar uma marca no universo
Steve Jobs

Uma pessoa facinante, apenas com seu carisma, ele transformava um telefone em sonho de consumo algo que, assumo, fisgava qualquer entusiasta de tecnologia. Ele transformou seus consumidores em fãs, ou alo mais. Hoje, cada um deles segue a invenção de Steve Jobs, a sedução, cada consumidor e fã, transforma-se em um vendedor em potencial. ISSO É MAGICA!!!!

Novamente, uma pessoa que fascina, que criou o culto ao design e a admiração de todos desde os anos 80, como Machintosh e a utilização do mouse num Personal Computer, em uma época em que o windows sequer era gráfico, algo impossivel de se viver sem esta IDEIA, e de onde vem as ideias? De outra dimensão? De um arquétipo vivo? Bem, seja lá de onde for, Steve Jobs soube acessar maravilhoso endereço e, tenho certeza, de que seu nome usuário era: stevejobs e a senha: inovador.

Até hoje, um Apple é infinitamente melhor para se trabalhar do que seus similares. Ainda hoje, um profissional que precise de um computador com editores de vídeo e áudio usa apenas um Personal Computer da Apple.

Mas nós temos mais uma coisinha...
Steeve Jobs

Em 2001, tivemos 300 milhões de Ipod's vendidos, gerando uma nova forma de se entender a indústria fonográfica: até hoje, a medida do nível de sucesso de um cantor é vista através do número de downloads pelo Itunes.

Em 2007, veio o Iphone com seus 120 milhões de aparelhos vendidos. Sem caneta e com um número minimo de botões, o Iphone transformou-se mais em um objeto de status e carisma do que um aparelho que nada mais é que uma inovação do vale do silicio.

Um amigo me disse uma vez: “isso é o objeto mais próximo de Deus”. Não vamos exagerar, mas se parar pra refletir na revolução que o Iphone fez no mundo, dá pra se pensar nisso.

Em 2010, o Ipad e seus 8 milhões de aparelhos vendidos foi o primeiro tablet de sucesso. Uma espécie de Iphone grandão que não liga, mas que fez com que o povo do mundo se ligasse em ter um. Basta veja os telejornais ou programas de TV, e o que os apresentadores usam no lugar de papel...

Está no DNA da Apple, que a tecnologia por si não basta, é a união de
arte, cultura e tecnologia que traz a felicidade para o coração.
Steeve Jobs


O I dos “Is” que precedem os nomes dos produtos Apple – Iphone, Ipod, Ipad, Imac – siginifica inovation e não “EU” como a maioria das pessoas acreditam. Ou seja, a tela sensível ao toque térmico e outras invenções de Jobs. Por isso, no caso dos "Is", se dispensa a “maldita canetinha”. Essa foi uma invensão inovadora, por isso (telefone inovador = Iphone). E a lógica segue em todos os produtos que Jobs criou.

A morte é um agente da Vida, tira o que
é velho e dá espaço para o novo.
Steeve Jobs

A Inovação, ou seja, seus "Is", trouxe um mundo novo, um mundo que precisava de algo novo, algo diferente, algo que revoluciona, algo que realize o desejo deste Inovador, e, assim, ele o fez. Ele cumpriu o que a sua querida maçã mordida representa. Ele jogou na cara de todos nós sua ideologia, sua conduta, e nós, ignorantes, não tínhamos a sensibilidade... sim, a sensibilidade para notar sua genialidade.

Tecnologia e arte, exatas e humanas, ciência e religião, In e Yang, vida e morte. Steve nos mostrou isso com Conhecimento. Uniu tecnologia com inovação, com utilidade e conseguiu uma resultante: o Indispensável, pois isso é o que suas criações se tornaram para o mundo hoje. Não falo somente do Iphone ou Ipad, falo do mp3, dos desenhos de animação, do computador pessoal, da convergibilidade tecnológica, da simplicidade e praticidade, e de tantas outras coisas que ele nos deixou.

Por isso, o símbolo enorme que leva seus produtos é uma maça mordida, pois Steve Jobs fez exatamente o que este simbolo, oriundo de sua visão particular do Gênesis bíblico, nos mostra: uma enorme mordida na maçã, o fruto da árvore proibida, o fruto do conhecimento.

Ele mordeu esta maçã e fez algo maravilhoso: dividiu conosco esse conhecimento e nos tirou da I-gnorância. Jobs nos deu o poder de expressão com computadores, e todas as suas outras invensões que são passaportes para o mesmo mundo do eterno CEO da Apple, o mundo do conhecimento.

Obrigado Steve! Descanse em paz, em sua viagem ao I-nicio, de volta para o lugar de onde veio.

Que a força esteja com você, leitor! Porque, hoje, nosso Steve já voltou para ela...

Comments (0)

Postar um comentário