Harry Potter e o Príncipe o que?

Já começo dizendo que não ficou claro essa historia de príncipe sei lá o que... em inglês o titulo é The Half Blood Prince, o que para mim seria algo como: O príncipe mestiço, mas, em português ficou: O Enigma do Principe. Que Enigma ?!?!!? e por que príncipe mestiço? Bom, digo isso pois não ficou claro, você tem que colocar muita atenção para perceber as nuances do roteiro, ou ter lido o livro.
Pois bem, vamos ao filme em si.
A nova formula dos filmes atuais, instaurou-se uma maneira de contar a história para o público alienado. Notem que todo filme agora começa com uma breve cena de ação de colar na cadeira do cinema e depois, reze para o filme ser bom.
Neste filme não é diferente, uma cena incrivelmente plástica e cheia de ação, para o espectador que não leu o livro pensa na hora que o mundo está por um fio e o “bixo vai pegar” em Londres. Porém, deixarei sua imaginação voar junto com as vassouras de Quadribol.
A ILM (Industrial Light and Magic) do nosso grande Titio George Lucas, é quem assina os efeitos visuais do filme, uma obra prima, poucos falhas notáveis. Em uma cena onde o grande mago Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore mostra sua extenção do poder, que cena linda! Percebemos o quanto um mago de varinha pode ser poderoso e o melhor, sem falhas nos efeitos que possam estragar o ápice dramático.
O filme não tem nada de genial do ponto de vista de direção, que é boa sim, David Yates - http://pt.wikipedia.org/wiki/David_Yates, manteve a linha e produziu bem o filme, mas nada é perfeito. Tem boas lições de moral, roteiro medianamente adaptado, porém, existe um clímax da historia capaz emocionar e fazer minha amiga chorar no final do filme, mas a Fran me pediu para não dizer a ninguém.
É exatamente neste ápice final do filme vemos a significação de religiões e mitologias, sobre Bem e mal, céu e inferno, felicidade e tristeza, Harry e Voldemort, este filme lida muito bem com as dualidades. Vejamos:
A passagem e o luto do corpo infantil, o filme trata muito bem dos dramas da adolescência, agora temos romance, muito romance, até de mais na minha opinião, primeiros beijos, namoricos, praticamente uma malhação. Apesar disso não se preocupe, já que isso tudo foi bem contextualizado na história. Aqui está a grande dualidade entre “Ser ou não ser” criança.
Descobertas sobre o passado de Harry mostra também a elaboração do luto de seus pais, que sempre foram heróis para ele.
O filme perdeu um pouco o caráter de infantil e ganhou mais corpo como censura livre, de 0 a 1000 anos. Agrada os adultos também, principalmente para aqueles que não leram o livro. Alias, esta será sempre a preocupação ridícula dos filmes adaptados de livros.
Harry e toda a turma da escola terão que lidar com uma maturidade forçada, uma castração que com certeza irá apimentar as demais histórias.
Frustrações e surpresas aparecem no filme como elementos de uma tragédia de valores épicos para a história, o filme é muito bom para quem não leu o livro, repito isso. Agora, para quem leu...
Com o mesmo problema de todos os outros filmes adaptados do papel para Hollywood, falta muita, mas muita coisa mesmo!
Ele tem que vender, fato, logo muitos elementos importantes da historia tem leves citações, e as que eram breves citações no livro ganharam um destaque muito grande, já que, a venda de um livro é diferente da venda de um filme Blockbuster.
Mas chegou a hora, preciso dar minha opinião, mas antes preciso deixar claro que li O senhor dos Anéis antes de conhecer a obra de JK Rowling, e para mim o que ficou claro foi que a história é quase um plágio. Se você não conhece O senhor dos anéis são saberá do que estou falando e você não vive neste mundo. A autora criou um universo de fantasia lindo, complexo, profundo, etc. Penso que ela tem capacidade de não usar uma idéia tão batida.
Sai do cinema e tive a impressão de “já vi isso em algum lugar” durante o filme, nada que comprometesse, ou o tornase ruim, ou mesmo a historia ruim, não! está bem situado e bem trabalhado, mas já vi isso em algum lugar sim! alias, em vários!
Fora isso é um bom filme que te diverte magistralmente por 2:45h de duração, graças a dinâmica do diretor e sua edição. Portanto, peguem suas varinhas e assistam o filme de forma despreocupada e esqueçam de ouras historias, sejam livros, filmes ou jogos, para assistir Harry Potter e um príncipe mal entendido.


Que a Força esteja com você, que é Forte!

O Pequeno Jedi

Leia também o Blog do Pequeno Jedi... www.opequenojedi.blogspot.com

Comments (0)

Postar um comentário